O que quer dizer Quaresma?
A palavra quaresma deriva do latim quadragesima, isto é: o quadragésimo (40°) dia antes da Páscoa. É tempo de preparação para a celebração anual do mistério pascal. Tem a duração de quarenta dias, sem contar os domingos, nos quais não se faz penitência. Começa na quarta-feira de cinzas e vai até a manhã da quinta-feira santa, com a celebração da bênção dos santos óleos.
O número quarenta tem, na bíblia, grande força simbólica: quarenta anos transcorridos pelo povo no deserto; quarenta dias em que Moisés e Elias se prepararam para encontrar-se com Deus no monte Horeb; quarenta dias e quarenta noites: duração ·do dilúvio; por quarenta dias Jonas pregou a penitência aos habitantes de Nínive; o próprio Jesus passou quarenta dias no deserto, lutando contra as tentações e preparando-se para a missão. Quarenta indica tempo de caminhada, purificação, renovação espiritual.
Com a Quaresma, inicia-se o ciclo pascal, cujo ponto mais alto é o tríduo pascal (sexta-feira santa,
sábado santo e domingo da ressurreição), e se prolonga até a solenidade de Pentecostes.
Os domingos do tempo quaresmal são chamados de I, lI, III, IV e V domingos da Quaresma. O sexto domingo, no qual se inicia a semana santa, chama-se domingo de ramos e da paixão do Senhor.
Características do tempo quaresmal
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) oferece-nos clara síntese das características do tempo quaresmal:
Mais do que simples preparação para a Páscoa, a Quaresma é tempo de grande convocação para que toda a Igreja se deixe "purificar do velho fermento para ser uma massa nova, levedada pela verdade". É tempo de nos convertermos ao projeto de Deus, ouvindo e acolhendo sua Palavra sempre viva e eficaz, que nos faz retomar o que fizemos no batismo: a opção fundamental de nossa fé. Dedicando mais tempo àoração, vamos fortalecendo as razões de nossa esperança e assumindo o verdadeiro e mais agradável jejum: a prática do perdão, da justiça e da caridade como compromisso de "volta ao primeiro amor", selado na fonte batismal (cf. "Deus nos cerca de carinho e compaixão" -roteiros homiléticos da Quaresma, ano C, Introdução).
Eis os pontos salientes: retomar os compromissos assumidos no batismo; converter-se ao projeto de Deus; ess:utar a sua Palavra; dedicar mais tempo à oração; assumir o verdadeiro jejum, isto é, a prática do perdão, da justiça e da caridade.
QUARESMA: ASPECTOS SIMBÓLICOS E PASTORAIS